Case SEDUC/RS: História de uma professora que vem despertando o prazer da leitura em seus alunos
Conheça a história da professora Jienifer Luise Machado Vieira, que, com a sua experiência significativa no incentivo à leitura, fez com que os seus alunos atingissem a incrível marca de mais de 1.700 livros lidos em menos de 2 meses!
A figura do educador, especialmente no imaginário infantil, é de incomparável relevância, principalmente por despertar nos educandos o prazer pela busca do conhecimento, fator fundamental para o pleno exercício da cidadania.
Particularmente nesse cenário é que se encontra a professora Jienifer, que atua na Escola de Ensino Fundamental São Sebastião, localizada na cidade de São Leopoldo – 2.ª Coordenadoria Regional de Educação. Com formação superior em Letras, Jienifer se considera “uma professora-leitora, nutrindo verdadeira paixão pelo universo da leitura”.
A partir de suas própria experiência inspiradora, ela gera o encantamento de seus alunos pela leitura. Segundo conta, “logo percebem os benefícios que esse hábito proporciona”.
COMO O INCENTIVO À LEITURA PODE SER TRABALHADO EM SALA DE AULA
Para que a sua turma atingisse a surpreendente marca de 1.700 livros lidos em menos de dois meses, Jienifer menciona que, desde o início do ano letivo, separa ao menos dois dias da semana para a realização de leitura coletiva dos exemplares da Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Com auxílio de um projetor de imagens na sala de aula, além de praticarem o hábito de ler, as crianças são desafiadas a expressar o que entenderam das leituras por meio da realização de jogos pedagógicos, elaboração de resumo das histórias lidas, confecção de desenhos e por outras atividades que a criatividade permite.
![](http://blog.elefanteletrado.com.br/wp-content/uploads/2022/07/WhatsApp-Image-2022-07-13-at-11.00.45-300x169.jpeg)
Alunos da turma 40 realizando uma leitura socializada com a professora Jienifer.
Assim, de acordo com a professora, sua turma tem obtido verdadeiro “êxito na fluência da leitura, e os alunos melhoraram significativamente em todos os aspectos”. Com carinho, ela confidencia: “Percebendo que estão aperfeiçoando a qualidade leitora, os alunos inclusive passam a se divertir e a se dedicar ainda mais às atividades propostas”.
Além disso, Jienifer esclarece, com entusiasmo, que muitos alunos seguem realizando a leitura na Plataforma em suas casas, por meio do aplicativo, o que demonstra que a leitura tem se tornado um hábito de vida dos alunos, e não apenas uma atividade do currículo. Segundo afirma, esses resultados “trazem inestimável honra para a profissão pela qual optei, pois alcançam a realização do sonho que move todo o verdadeiro professor”.
Nesse sentido, a professora conta que a experiência, “muito rica, encantadora e verdadeiramente significativa”, a faz perceber com alegria o desenvolvimento dos alunos: “Eles estão encantados, muito envolvidos, participando efetivamente do projeto em sala de aula!”
![](http://blog.elefanteletrado.com.br/wp-content/uploads/2022/07/WhatsApp-Image-2022-07-13-at-11.00.42-300x169.jpeg)
Hora da leitura individualizada na Plataforma.
Ao final de cada mês, os cinco mais destacados leitores da turma ganham um certificado oficial da Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Segundo relata, o projeto seguirá sendo desenvolvido no restante do ano, o que garantirá aos alunos da Escola de Ensino Fundamental São Sebastião muitos momentos de compartilhamento em uma comunidade de leitura!
Sem Comentários