Resultados de fluência leitora comprovados com o Elefante Letrado

A fluência leitora serve como ponte entre o reconhecimento de palavras e a sua completa compreensão. Nesse sentido, a Plataforma de Leitura Elefante Letrado dispõe de ferramentas especialmente projetadas para comprovar a fluência leitora dos seus usuários, cumprindo com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A lei em questão estabeleceu a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em que são apresentados os conhecimentos, as competências e as habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

FERRAMENTAS PARA AVALIAR A FLUÊNCIA LEITORA

Nossa Plataforma conta com ferramentas que oferecem aos educadores, além de recursos precisos para a efetiva avaliação da fluência leitora, inúmeras funcionalidades pensadas para o aumento das capacidades individuais de cada aluno. Para tanto, apresentamos relatórios sobre o desempenho dos estudantes em 15 descritores de compreensão leitora, conforme as diretrizes da BNCC. Além disso, as dez competências gerais esperadas (conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania) podem ser desenvolvidas plenamente pelos alunos, de forma lúdica e prazerosa, mas também comprovadamente efetiva. 

COMPROVE A FLUÊNCIA LEITORA DOS SEUS ALUNOS

O Elefante Letrado, mais do que ofertar recursos para avaliação, disponibiliza atividades para que as habilidades de leitura dos pequenos estudantes sejam impulsionadas. Para tanto, o educador tem a opção de solicitar tarefas de gravações dos áudios de leitura para os seus alunos, em que eles irão ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, de acordo com o nível de textualidade adequado, cumprindo com as habilidades da BNCC EF12LP01, EF35LP01, EF12LP01PF01 e EF01LP06, por exemplo. Após, o professor poderá cuidadosamente ouvir as gravações e oferecer suas considerações, dando o seu feedback ao aluno, que poderá entender em que pontos precisará se esforçar mais, e quais habilidades já está dominando com propriedade.

As gravações também podem ser atividades avaliativas, conforme organização da escola como, por exemplo: a fluência leitora, a entonação, a pontuação, a coesão e a coerência de uma leitura. Isso também é possível avaliar na oralidade, não só na escrita. A ferramenta torna a avaliação concreta, podendo, também, ser acompanhada pelas famílias, com mais proximidade, mais informação e, principalmente, com mais precisão.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

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