Os benefícios da leitura em família

Leitura em família: Por conta do fechamento das escolas nesse período da quarentena, a convivência diária entre pais e filhos tem sido ampliada. O importante, nesse tempo de maior distanciamento social, é oferecer às crianças atividades que tornem menos monótona a rotina agora limitada ao espaço da própria casa. Tal preocupação estende-se à necessidade de manter algumas práticas acadêmicas dos jovens estudantes. Algo bastante difícil de ser estruturado sem o apoio das aulas presenciais e do conhecimento aplicado dos professores.

Ainda assim, muito pode ser feito pelas famílias para manterem ativos os seus filhos nesses tempos de pandemia. Sem pretender assumir o papel de professores formais, os pais ou responsáveis precisam entender-se como tendo uma importante contribuição no apoio à vida acadêmica dos pequenos.  Inúmeras pesquisas apontam que o incentivo à leitura, vindo de casa, é um dos maiores patrimônios que uma família pode legar às novas gerações. Uma base que impacta sobremaneira toda a vida escolar dos estudantes.

leitura em família


Adultos leitores inspiram crianças a se tornarem leitoras

Assim sendo, dedicar 20 minutos ao dia para um momento de leitura em família traz enorme impacto na vida de uma criança. Seja na forma de se relacionar com os livros, com a cultura ou com o conhecimento. Nesse pequeno tempo diário, cada membro da família pode ler para si um texto de sua escolha. Ou ainda, em sistema de rodízio, pode haver uma contação de histórias: um dia, feita por um adulto; num outro, por uma criança alfabetizada. O importante não é tanto a estratégia a ser usada, mas a existência de um espaço em família, para ler e ouvir histórias, uns com os outros.

A CEO do Elefante Letrado, Mônica Timm de Carvalho, realizou uma live sobre “O prazer da leitura em família”, junto com a escritora Silviane Sasson. Confira!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!