Coleção Pessoas do Mundo – confira as obras com novas ilustrações

A Plataforma de Leitura Elefante Letrado, atenta às novas demandas e discussões atuais, passou a contar com duas novas obras em seu acervo: “Rosa Parks” e “Ruby Bridges”, respectivamente, dos autores Joy Dickerson e Jullete Looye. Quem assina as ilustrações é o artista plástico Haik Khatchirian.  As duas obras tratam de questões raciais nos Estados Unidos, mas que podem ajudar a entender o que também se passa na realidade brasileira.

A personagem “Rosa Parks”, que dá título à respectiva obra, ficou conhecida por ter se negado a ceder seu lugar no ônibus a uma pessoa branca, na época da segregação racial nos Estados Unidos. Sua atitude gerou uma série de protestos por parte da população afro-americana, e esses movimentos levaram as autoridades a modificar as leis segregacionistas.

Já a obra “Ruby Bridges” retrata a história da primeira menina preta norte-americana a frequentar uma escola de crianças brancas. O livro traz uma breve biografia focada no episódio que tornou Ruby conhecida em todo o país, fato que abriu as portas para que as escolas se tornassem integradas, reunindo crianças brancas e pretas.

PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES

Nas palavras de Haik Khatchirian, responsável pelas ilustrações de “Rosa Parks” e “Ruby Bridges”, para realizar o processo de criação das imagens, é necessário buscar “informações adicionais e compilações de imagens, a partir de elementos essenciais utilizados no texto do autor, em que são selecionadas figuras que serão utilizadas como referência”. O artista acrescenta ainda que o processo de criação se torna parte de sua própria construção como leitor, uma vez que “muitas das histórias que serão ilustradas passam a integrar o seu imaginário e a fazer parte das suas futuras criações”.

Haik Khatchirian comenta que, após realizados os rascunhos que servirão como base, o passo seguinte é a transferência dessas ideias para o computador, onde são finalizados os volumes, as cores e as composições dos livros. As ilustrações, comenta o artista, “recebem influências da época em que viviam os personagens, os aspectos visuais em que a história se passa, assim como o tema essencial contido na obra”.

O ilustrador finaliza: “Trabalhar nas ilustrações de histórias biografadas tem sido uma atividade de aprendizagem sobre conhecimentos gerais, pois acabo realizando um processo de estudo sobre cada pessoa, as quais marcaram as culturas de diversos países do mundo”.

NOVAS OBRAS DA COLEÇÃO PESSOAS DO MUNDO

Além das duas novas obras no acervo do Elefante Letrado, outros 12 títulos receberão novas ilustrações até o final do mês de dezembro de 2022, todas pelo artista visual Haik Khatchirian, sendo elas: Manjiro, Thomas Edison, Louis Braille, Junko Tabei, Jacques Cousteau, Ida Pfeiffer, Eugenie Clark, Dian Fossey, Fanny Jackson Coppin, Whangari Maathai, Sadako Sasaki e Lewi Strauss.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!