Palmas pra Poesia!

Annete Baldi

Dia Internacional da Poesia | Se eu tivesse que dar uma resposta curta à pergunta objetiva “para que serve a poesia?”, eu diria simplesmente – referenciando José Paulo Paes, claro! – que ela serve para nos…

DE
SAU
TO
MA
TI
ZAR.

Ainda bem que eu não preciso ficar somente nessa pergunta e nessa resposta… Vou só um pouquinho mais além.

Esse importante gênero textual funciona como uma porta de entrada dos pequenos leitores no mundo da literatura, a partir das práticas familiares (acalantos como “Boi, Boi, Boi”; brincos, como “Palminhas de guiné”) ou escolares, nos anos de educação infantil principalmente (já avançando para cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas). 

E por que uma porta de entrada? Porque são as primeiras e marcantes experiências com a palavra, explorada em sua potencialidade através de diversos recursos, tanto no plano da sonoridade como no plano do significado, disputando a atenção do leitor: a rima engraçada, a rima que surpreende, a repetição de um som ou de um verso dando ritmo à leitura, a comparação ou a oposição entre coisas do mundo, estabelecendo muitas vezes relações inusitadas entre elas e provocando o que se queria mesmo provocar: uma atitude admirativa! 

Maria da Glória Bordini salienta também um outro aspecto essencial desse gênero: a poesia é o texto literário que exige maior introspecção do leitor porque contém muito sentido em um espaço gráfico bem pequeno

Para terminar, convido vocês à leitura! Na Plataforma, hoje temos 64 obras classificadas como “poema”; 46 como “prosa poética”; 18 como “cantiga”; 13 como “parlenda”; 8 como “adivinha” e 6 como “trava-língua”.  

Referências:

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986.
PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996.

Gostou do conteúdo?! Escreva o que você achou nos comentários!

Experimente grátis na sua escola!

O Elefante Letrado está disponibilizando 30 dias de acesso gratuito à plataforma. Para saber mais, cadastre-se em nosso formulário através deste link.

 

Comentários (4)

  1. Beth
    março 22, 2022 at 12:06 am Responder

    Mto legal o texto, Annete! E viva a poesia!!! 👏👏👏

    • Elefante Letrado
      março 22, 2022 at 9:46 am Responder

      Muito obrigada, Beth! 🙂

  2. Emanuela Oliveira da Silva
    maio 5, 2022 at 8:42 pm Responder

    E muito bom mas eu não tô conseguindo entrar de novo pra ler

    • Elefante Letrado
      maio 16, 2022 at 4:08 pm Responder

      Oi, Emanuela! Obrigado pela sua mensagem 🙂 Se você ainda estiver precisando de ajuda para logar na plataforma, por favor, envie uma mensagem para o nosso canal de Suporte através do e-mail suporte@elefanteletrado.com.br.

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!

Fale Conosco

+55 51 3407-8090
suporte@elefanteletrado.com.br