Entenda como a leitura pode aproximar pais e filhos

A leitura, quando presente na vida da criança, tem o poder de mobilizar a criatividade e promover o desenvolvimento das habilidades comunicativas. Quando os livros participam do dia a dia dos pequenos antes mesmo de estarem alfabetizados, a leitura acaba por se tornar mais um elo entre pais e filhos.

Reservar um tempo para ler para as crianças, driblando a atribulação dos dias, é uma forma de priorizar não apenas a formação do vínculo familiar, mas também de participar ativamente do processo de desenvolvimento deles.

Entendendo o poder da leitura

É comum que os pais fiquem em dúvida sobre a escolha dos livros para seus filhos. Para essa seleção, deve-se considerar a idade da criança, a temática da obra, o gênero literário, a complexidade da linguagem… Sem dúvida, tarefas complexas que exigem uma curadoria para que a leitura entre significativamente no universo das crianças, alinhando-se às suas necessidades e interesses.

Através da contação de histórias, os adultos inserem as crianças no mundo letrado, proporcionando mais um contato com aspectos culturais. Dessa forma, acabam por ampliar seu repertório sobre regras de convivência e modos de agir.  Todos esses elementos chegam às crianças através da magia dos livros, cujo poder é transportar pessoas para contextos diversos.

leitura

Ler sem ser alfabetizado

Mesmo antes de estarem alfabetizadas, é altamente recomendável que crianças manuseiem livros. Havendo a mediação do adulto nesse contato com a obra, ou mesmo seu exemplo como leitor no dia-a-dia, a formação do novo leitor será potencializada em vista de estar sendo gestada no espaço afetivo familiar.

Famílias de diferentes partes do Brasil têm compartilhado depoimentos sobre como os livros fazem parte de suas vidas. Além disso, relatam que a leitura tem influenciado a relação dos filhos com a cultura. E mais: constatam que o contato com a leitura traz melhor consciência de sentimentos diversos: carinho, alegria, tristeza, êxtase…

Criando laços por meio da leitura

É fato que a leitura é capaz de criar um vínculo único e especial entre pais e filhos. Crianças que ouvem histórias contadas por quem elas amam sentem-se acolhidas, acarinhadas e estimuladas. O momento, além de inscrever os pequenos na cultura letrada, forma vínculos de afeto para a vida toda.

Confira o bate papo realizado com a psicoterapeuta Iben Sandahl sobre como a literatura contribui para um desenvolvimento emocional mais feliz da criança.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!