A importância do dever de casa
O assunto é controverso e gera bastante polêmica tanto entre educadores quanto entre pais de alunos. Apesar do ponto em comum em relação à importância do dever de casa, há várias questões que são levantadas, como a partir de que idade, com que frequência, qual o volume, o tempo de dedicação que deve ser empregado e o tipo de acordo com a idade. Não há dúvidas de que ele é a semente de um hábito de estudo que não deve acabar na porta da escola, sistematizando o aprendizado em sala e preparando o aluno para novos conteúdos. Mas de que forma isso deve ser feito?
Fazer com que o aluno atribua sentido às lições de casa nem sempre é uma tarefa fácil para o professor, mas mais ainda quando os próprios pais não concordam com ele. E refletindo bem, eles têm todo o direito, principalmente se tratando de crianças pequenas. Até que ponto devem elas, ainda na pré-escola, se preocupar com tarefas para serem apresentadas no dia seguinte? Será este tipo de responsabilidade o caminho para conquistar os pequenos ou na verdade não acaba ocorrendo justamente o oposto?
Pensar em maneiras de atrair a criança desde a sua mais tenra infância para o mundo escolar deve ser uma tarefa lúdica, que mexa com seu inconsciente e desperte a sua imaginação. E a companhia dos pais neste processo inicial é fundamental. Oferecer tarefas gradativas, em dias alternados, focando em leituras diárias compartilhadas pelos pais, pode ser um caminho muito mais sedutor para quem está iniciando na esfera das responsabilidades. Ao mesmo tempo que cria um hábito benéfico para toda a vida, siga ela a estrada que seguir, reforça o vínculo com os pais fazendo a inclusão da escola no ambiente familiar de forma natural e envolvente.
A companhia dos pais é fundamental para atrair a criança ao mundo escolar.
O volume e o tempo de dedicação ao tema de casa devem, portanto, acompanhar o desenvolvimento infantil, claro, mas sem abrir mão da leitura, incluindo entre 15 e 20 minutos diários como parte da rotina do dever de casa. Pesquisa divulgada em maio de 2015 pela Fecomércio-RJ/Ipsos mostrou que o hábito da leitura entre os brasileiros caiu de 35% para 30%. Como o momento principal para a formação de leitores é a escola, seja ela pública ou privada, é importante que o estímulo seja dado desde cedo e que tenha continuidade no decorrer do processo de ensino. É importante, também, desatrelar a leitura à compra de livros, criando ferramentas de acesso às obras literárias.
A inclusão da leitura no dever de casa colabora também para tornar a tarefa mais leve, já que é uma hora em que o cansaço instaura-se de uma forma geral, tanto nas crianças quanto nos pais, que chegam do trabalho. Há ainda outro aspecto que chega a reboque do assunto principal que é o incentivo à leitura dos próprios pais, uma vez que quando os pais não leem a tendência é os filhos repetirem o comportamento que veem de exemplo.
É também por meio do dever de casa que é possível perceber como as crianças estão desenvolvendo-se na escola e esclarecer dúvidas junto ao professores, mas incluir a leitura de textos como tarefa é estimular um tipo de conhecimento que não tem fim e se refletirá em todos os campos da vida, a qualquer tempo e idade.
Como é a sua experiência de leitura com o seu filho? Conte para a gente aqui nos comentários!
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