Como os contos de fadas podem ajudar no desenvolvimento da criança
Muitas pessoas acreditam que ler contos de fadas para seus filhos é apenas mais uma forma de acalmá-los. No entanto, os contos de fadas são um tipo de história bem especial, pois fazem com que as crianças se identifiquem com os personagens principais, enxergando neles – sem saber – suas características pessoais, e compartilha ensinamentos universais, impactando diretamente no futuro delas.
Principalmente na primeira infância, quando as crianças ainda não são alfabetizadas e têm especial interesse pelos contos de fada, os pais devem ter participação ativa para incentivar o gosto pela leitura que desenvolverá nos pequenos a fase inicial da compreensão a respeito dos principais conceitos da vida. Entenda a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento do seus filhos:
Conflitos são universais
Nos contos de fadas, os conflitos apresentados são universais: a luta do bem contra o mal, o pobre e o rico, a alegria e a tristeza, a luz e as trevas. É através das histórias que a criança tem o primeiro contato com os valores de justiça, amor, agradecimento, heroísmo – além, é claro, da ganância, avareza, ciúme, inveja e covardia, que afinal também fazem parte da vida.
Conforme a leitura se desenvolve em voz alta, a criança se deixa seduzir pelas jornadas dos personagens, identificando-se com eles, imaginando soluções e até procurando antecipar atitudes, o que desenvolve seu lado cognitivo de forma lúdica e prazerosa. Ela começa a fazer paralelos e a reconhecer as situações dos contos de fada na vida real, identificando seus próprios medos nas provações dos heróis e nas aparições dos vilões, e criando a base da sua personalidade.
No encantamento do impossível, as mensagens de decodificação do mundo
Envolvida no mundo encantado onde os animais falam, fadas madrinhas realizam sonhos e reis e rainhas são soberanos, as crianças começam a decodificar o mundo real de acordo com suas relações de amizade, poder, verdade e mentira, sonho e realidade. Elas aprendem a lidar com os problemas da vida e a tomar como referência a reações dos personagens ao lidarem com a morte, a frustração, a violência, os sentimentos de vingança e as perdas de uma forma geral, distinguindo entre o bem e o mal e todas as dicotomias do cotidiano.
É pegando emprestado as histórias dos contos de fada que a criança interpreta as simbologias de acordo com suas vivências, e quanto mais ela “lê”, mais rica torna-se a sua decodificação da realidade – pronta para tornar-se um indivíduo capaz de olhar o mundo sob várias perspectivas, de forma crítica e consciente.
Com que frequência você lê contos de fada para seus filhos? Conte para a gente quais os que ele mais gosta aqui nos comentários!
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Sem Comentários