Cantiga: novo gênero textual para as crianças no Elefante Letrado
Um, dois, três livros novos… quatro, cinco, seis livros novos… sete, oito, nove livros novos! Sim, nove. E todos os nove de um novo gênero textual que foi adicionado à Plataforma Elefante Letrado: a cantiga.
Provenientes da nossa tradição oral, as cantigas, ou cantigas de roda, ou ainda brincadeiras-cantadas, são um rico material do nosso folclore para ser explorado com as crianças pequenas. Guto Lins ilustra oito desses novos livros e Jean Pierre Corseuil ilustra um deles; todos para os leitores do Nível 1 (letras A, B e C).
Com o recurso da escuta, as crianças podem conhecer a melodia daquelas que eventualmente não conhecem e passarem a cantá-las em casa com seus familiares e, na volta à escola, na sala de aula ou no pátio, com os colegas, já que muitas cantigas convidam a brincadeiras corporais, tais como: a repetição de movimentos de partes do corpo, gestos engraçados, caretas, palmas e batidas de pés no chão.
Por apresentarem letras muito simples, de fácil memorização, devido à presença de repetições e de rimas, as crianças – enquanto brincam com os versos – podem refletir sobre a linguagem, sendo, por isso mesmo, especialmente relevantes para as crianças em fase de alfabetização, uma vez que os textos memorizados possibilitam muitas brincadeiras com as sílabas e com as rimas, partes menores das palavras.
Como conclui Artur Gomes de Morais sobre o uso de textos que fazem parte do repertório de brincadeiras das crianças nessa fase: “brincar, cantar e dançar convivem perfeitamente com refletir sobre palavras em suas formas orais e gráficas”.
Livro | Título | Nível | ||
![]() |
A barata diz que tem |
C |
||
![]() |
A jiboia |
C |
||
![]() |
Balaio |
B |
||
![]() |
Boneco de mola |
C |
||
![]() |
Caranguejo e Peixe Vivo |
B |
||
![]() |
Dois sapos! |
A |
||
![]() |
Indiozinhos |
A |
||
![]() |
Fui ao mercado |
C |
||
![]() |
Se esta rua… |
B |
Referência:
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Eu amei