Case Dom Feliciano: Não basta oferecer livros para formar leitores. É preciso incentivar! Conheça o trabalho realizado pelo Colégio Dom Feliciano, da Rede ICM de Educação

A Plataforma de Leitura Elefante Letrado oferece muito mais do que livros para a consolidação do hábito da leitura e da compreensão leitora na formação dos estudantes. A tecnologia associa ao acervo literário uma abordagem pedagógica contemporânea e especializada. Além disso, com o auxílio dos mais modernos recursos tecnológicos disponíveis, a plataforma comprovadamente mobiliza níveis extraordinários de incremento na compreensão leitora dos usuários. Tudo isso, de maneira lúdica e instigante, fazendo com que os conhecimentos formais sejam adquiridos de forma prazerosa pelos novos leitores.

IMPORTÂNCIA DA SINTONIA ENTRE ESCOLA E PLATAFORMA

Grande exemplo dessa realidade é o Colégio Dom Feliciano, localizado na cidade de Gravataí/RS, pertencente à Rede ICM de Educação, que possui, dentre seus princípios, a inovação como foco. A escola mantém-se  aberta aos cenários e às tendências em educação, acolhendo novas ideias e implementando mudanças para atualização e crescimento da instituição.

Desde o ano de 2020, a Rede ICM disponibiliza a todos seus colégios o acesso à Plataforma de Leitura Elefante Letrado. Nesse contexto de estreita sintonia entre escolas e plataforma, os melhores resultados são obtidos, como detalhado a seguir.

O COLÉGIO DOM FELICIANO E AS BOAS PRÁTICAS DE LEITURA            

O Colégio Dom Feliciano, conhecido por valorizar a leitura, entende o quanto o letramento em ambiente digital é importante para a formação de leitores do século 21.  Desde os primeiros anos da educação infantil, o Colégio dá o exemplo de como a boa utilização dos recursos oferecidos pela Plataforma de Leitura Elefante Letrado pode impactar positivamente nessa fase de vida dos estudantes.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da instituição, Carla Fonseca, todos os professores, sejam os titulares ou os especializados, utilizam a Plataforma de Leitura. Para tanto, criam atividades personalizadas para os alunos, para que cada diferente aptidão seja desenvolvida de acordo com os objetivos traçados para aquele grupo de alunos. 

A ESCOLA COM RESULTADOS MENSURÁVEIS

A Plataforma de Leitura Elefante Letrado conta com ferramentas que oferecem aos educadores inúmeras funcionalidades que potencializam as aprendizagens de cada aluno, e esses resultados são evidentes e mensuráveis. A coordenadora Carla sublinha que a escola busca sempre obter resultados concretos e comprovados, valendo-se muito dos recursos disponíveis na Plataforma.

A prática de fazer educação baseada em evidências fez com que o Colégio estabelecesse uma meta quantificável de leitura para o ano de 2021, estimada, no início, em 8 mil livros. Para a surpresa dela e dos professores, a meta inicial foi incrivelmente superada: o Colégio alcançou 76.362 livros lidos, entre físicos e digitais, totalizando 32.114 mil livros lidos somente na plataforma.

Além disso, para o ano de 2022, Carla menciona que estabeleceram a meta de 70 mil livros lidos. Até o mês de outubro, já tinham sido cumpridos 80% do estimado: 55.888 mil livros já foram lidos pela escola, sendo 32.114 livros somente na plataforma Elefante Letrado.

DA IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL DAS CRIANÇAS

De acordo com a coordenadora Carla, o letramento digital deve ocorrer concomitantemente às atividades que são realizadas com os livros físicos. Segundo relata, o Colégio conta com duas bibliotecas físicas que possuem vasto acervo literário, e que a plataforma Elefante Letrado é o melhor instrumento para inserir os alunos dos anos iniciais no ambiente tecnológico, preparando-os para uma realidade que integra o ambiente virtual nas relações humanas.

Professora Thaize realizando Leitura Compartilhada com os alunos do Colégio Dom Feliciano.

Carla explica que a correta utilização dos muitos recursos da Plataforma faz com que os alunos tenham acesso ao que de melhor a contemporaneidade pode oferecer. Nesse sentido, ela sintetiza: “Não se trata somente do uso das telas. Fala-se  da troca de uma tela improdutiva por outra altamente proveitosa para a vida dos estudantes. São eles que, de modo ativo e prazeroso, irão adquirir conhecimentos que serão decisivos em suas vidas”.

 A PALAVRA DA PROFESSORA E AS VOZES DOS ALUNOS

Segundo a professora do terceiro ano do Colégio Dom Feliciano, Thaize Leites e Silva, a geração atual é formada por estudantes de uma era digital. Sendo assim, ela entende que a correta utilização da plataforma de leitura fará diferença no presente e no futuro dos estudantes. Ela esclarece que, mesmo sendo espaço de aprendizado formal, a Plataforma de Leitura Elefante Letrado é colorida, intuitiva, de fácil utilização, o que estimula os alunos a ler cada vez mais e, principalmente, cada vez melhor.

Thaize comenta que a figura do mascote, o conhecido Sr. Elefante, bem como dos certificados de leitura são estímulos divertidos, fazendo grande sucesso entre os estudantes. Ela compreende a importância da fluência leitora em todo o processo de aquisição de novos conhecimentos, e destaca o “leiturômetro”, as atividades de gravação das leituras e a presença do Sr. Elefante nas telas ou em eventos especiais como sendo muito valorizados por todos os estudantes. Thaize também relata a importância de haver atividades mensuráveis, que são acompanhadas por meio dos relatórios, facilitando a percepção por parte do educador do quanto cada aluno efetivamente aprendeu e em quais aspectos precisará ser priorizada a atenção.

Por sua vez, as pequenas Sofia Formehl Silva e Olívia Bitencourt Ribeiro, estudantes do Colégio Dom Feliciano, são as melhores garotas-propaganda que a plataforma poderia contar. Com muita alegria, elas dizem adorar o Elefante Letrado, porque aprendem a ler, a escrever e até a falar melhor. Sofia conta que desenvolveu o hábito de ler tanto pelas atividades em sala de aula quanto por reservar tempo de leitura em sua casa. Sua   rotina envolve ler de 1 a 2 livros diariamente. Contente, ela diz que já bateu a meta de 700 livros lidos na Plataforma. Olívia, também com muita alegria, conta que gosta tanto do Elefante Letrado que, quando entra na Plataforma para realizar as tarefas, quase nem consegue parar de realizar as atividades, de tão divertidas que são. Quase nem percebe que, assim, está aprendendo muita coisa boa.

 

Alunas Sofia Formehl Silva e Olívia Bitencourt Ribeiro e a professora Thaize Leites e Silva.

O processo de aprendizagem da leitura é fundamental para o aperfeiçoamento de todas as habilidades cognitivas dos estudantes. O papel da escola e dos educadores, enquanto incentivadores e agentes desse processo, mostra-se fundamental. Além disso, quanto mais integradas as escolas estiverem com a nossa Plataforma, mais e melhores resultados serão conquistados.

Quer elevar os índices de leitura dos seus alunos? Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!