Uma idade, um livro: como escolher livros infantis adequados para seu filho!
É importante que os livros infantis tenham temáticas e ilustrações que sejam adequadas à idade da criança. Tais recursos precisam provocar interesse e aguçar a imaginação de cada faixa etária, para que ela se desenvolva cognitiva e socialmente.
A importância da leitura para o desenvolvimento da criança
Ler é um ato de relaxamento e uma forma de adquirir novos conhecimentos. Ler proporciona acesso a realidades diversas, em que o mágico, o fantástico e a descoberta se fundem, encantando e proporcionando diversão e sabedoria. A leitura é um laço entre leitor e livro, independentemente de quem está lendo: crianças, adultos, ou adultos que leem para crianças.
O Brasil ainda é deficitário quanto à produção de leitura, principalmente para crianças. Por isso, é cada vez maior o número de projetos de fomento à leitura pelo país, que visam transformar brasileiros e brasileiras em leitores, já que o índice de analfabetos (não sabem ler e escrever) e analfabetos funcionais (têm a capacidade de decodificar a escrita, mas sem entender o que está escrito – interpretação de texto) ainda é grande.
Interação social
É muito importante tornar a leitura um hábito diário das crianças. A leitura possibilita novos conhecimentos e experiências e vivências, proporcionando mudanças positivas nelas. Além disso, desenvolve o lado intelectual da criança (memória, raciocínio), em que aprende e depreende as informações passadas a ela, seja por meio de ilustrações ou música, como exemplo.
Dicas
Tecnologia: tudo em excesso faz mal, inclusive a tecnologia. Estimule seu filho com a ajuda de computadores, celulares, TVs, tablets e afins, mas com supervisão do tempo de uso.
Estímulos: a leitura feita pelas crianças de um livro ou história parte da informação visual ao som, por isso existem livros com sons, cheios de ilustrações, bem coloridos, pois assim chamam a atenção, despertando interesse.
Repetição: é importante recontar as histórias, principalmente para as crianças pequenas até os 6 anos de idade, para que guardem as mensagens/imagens e criem uma comunicação efetiva e linguística.
Tempo de leitura: para prender a atenção das crianças no momento de leitura de um livro é necessário observar outras atividades praticadas por elas e ficar atento ao tempo que elas se prendem às atividades. A leitura para elas deve ser feita mais ou menos no mesmo tempo, para que não ocorra desvio de atenção.
Como escolher o livro adequado para seu filho
É importante que a criança, seja na escola ou em casa, tenha alguém que sirva de modelo e que goste de ler, para incentivá-la. A seguir, dicas de como escolher o livro adequado para seu filho ou aluno:
É fundamental que a criança escolha seus próprios livros, trabalhando a autonomia e o direito de escolha/opinião. A princípio, não interfira, e caso o livro não seja aquilo que ela buscava, não crie obstáculos que possam desmotivá-la em buscas próximas.
Vá a livrarias específicas para o público infantil e/ou nas seções infantis de outras. Mostre o espaço, sente-se com ela e peça que escolha um livro para uma leitura. Faça disso um hábito regular. Ah, deixe-a interagindo com outras crianças.
Fale com os professores do seu filho, as babás, avós, enfim, todos do círculo social da criança, para que troquem informações sobre o que a criança gosta. Além disso, é possível criar uma rede e saber em quais outros assuntos os filhos dos amigos, dos vizinhos têm interesse; e busque trocar, emprestar livros entre vocês.
Busque livros que você leu na sua infância e compartilhe com seus filhos. Essa troca é importante para criar e aproximar ainda mais os vínculos.
Conte-nos: quais os tipos de livros que você lê para seu filho?
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