Como a leitura modifica a estrutura cerebral de uma criança
Muito é falado sobre a importância da leitura para os pequenos. A ela, é atribuída o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, aumento de vocabulário, aprendizagem e melhora da escrita, contato com sentimentos e sensações variadas, entre outros benefícios. Por isso, formar leitores é essencial para ter futuros adultos preparados para viver na sociedade e disputar vagas no mercado de trabalho, mas não é só isso.
A leitura também influencia diretamente na evolução das redes cerebrais, atuando positivamente na reorientação dos sistemas cerebrais durante o processo de reciclagem neuronal. Resumidamente, podemos falar que sempre que a criança tem acesso e incentivo a aprender a ler e a praticar a leitura no seu dia a dia, os neurônios são estimulados, ocorre a reorientação dos sistemas cerebrais para símbolos novos. Essa reciclagem neuronal acaba por estimular áreas do cérebro referentes à aprendizagem.
Como isso influencia na atividade cerebral?
Um experimento feito em 2010 publicado na Science com o nome de “How learning to read changes the cortical networks for vision and language” sugeriu que a leitura modifica as redes corticais da visão e do processamento linguístico.
Para isso, testaram a atividade cerebral de diferentes grupos de pessoas: 10 analfabetos brasileiros que nunca foram à escola; 21 pessoas alfabetizadas na idade adulta (10 brasileiros e 11 portugueses) e outro grupo com os alfabetizados, que foi formado por 10 brasileiros de NSE alto, 10 de NSE baixo e 12 portugueses.
Todos foram submetidos a um treinamento e todos os sujeitos (exceto os analfabetos) conseguiram aprender a ler; porém, a velocidade de leitura era muito variável. Ao observarem a ação do cérebro, descobriram que a leitura modifica as conexões cerebrais mesmo nos adultos.
Com isso, esse estudo provou que a aprendizagem da leitura resulta em efeito reversivo sobre as áreas onde se realiza o processamento da língua oral e quanto antes essa região for estimulada, melhor. Aprender a ler só podia estar relacionado com uma “reciclagem” do cérebro e regiões que antes eram usadas para outra coisa acabam sendo moldadas para a leitura. Assim, pode-se concluir que o ideal é que o estímulo comece ainda na infância.
Mais pesquisas comprovam isso
Um estudo mais recente com resultados lançados em 2015 pela Pediatric Academic Societies, dos Estados Unidos, concluiu que quanto mais cedo a leitura for colocada na vida da criança, maior será o desenvolvimento da sua rede de neurônios.
Dezenove famílias foram avaliadas e responderam um questionário sobre seus hábitos. Depois, neurologistas analisaram o comportamento cerebral das 19 ao ouvirem uma historinha.
Com isso, concluíram que ler para a criança quando ela é ainda bebê e depois dar a oportunidade que ela tenha contato com a leitura, mesmo quando está dando os primeiros passos para a alfabetização, facilita a compreensão da linguagem e expansão do vocabulário. Assim, pode-se notar que esse tipo de atitude por parte dos pais e educadores influenciará diretamente a alfabetização infantil e em todo o seu aprendizado enquanto adulto.
Assim, pode-se concluir que o contato com a leitura e com histórias deve ser realizado desde os primeiros meses de vida. Cabe aos pais e docentes estimularem esse gosto pela leitura nas crianças, permitindo que se envolvam com as histórias e desfrutem de cada palavra durante a leitura.
Qual o livro que o seu filho ou aluno está lendo hoje? Como é essa prática em seu dia a dia? Comente!
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Minha filha ganhou de presente um cartão contendo livros digitais. Cadastrei tudo direitinho mas não tenho resposta, não consigo acessar. Ela gosta muito de livros e a tua idéia de livros digitais é o máximo acho que ela vai gostar. Muito guando eu conseguir acessar.
Oi Cleunice, tudo bem? Que pena que você não conseguiu! Vamos entrar em contato contigo!
Ola eu estou concluindo um TCC sobre a leitura e seu artigo me auxiliou muito, porém ha a possibilidade de você passar seu nome completo para que eu possa atribuir nas referências, por favor?