Incluir para transformar

Inclusão tem sido uma das palavras mais faladas no meio educacional nos últimos tempos. Mas será que estamos preparados para, de fato, incluir pessoas em todas as práticas sociais?

Para que possamos pensar em incluir, especialmente considerando o ambiente educacional, é necessário que compreendamos um pouco mais sobre o que isso significa e, principalmente, que passemos a adotar comportamentos que levem em conta ações que integrem as diferenças.

A inclusão, sendo um movimento de cidadania, pode ser compreendida como um processo que visa a apoiar a educação para todos, considerando as particularidades de cada uma das crianças envolvidas (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Sendo assim, na prática, apresenta-se como um processo que considera o enfoque em todos, a partir do extremo respeito às mais variadas singularidades.

Essa ideia, em toda a sua dimensão, implica que a sociedade encare a escola como um espaço em que todos tenham lugar para aprender, desenvolvendo-se integralmente, a partir de seus universos particulares, contando com a adoção de métodos em que as diferenças passem a integrar uma parte do todo.

O ELEFANTE LETRADO EM PROCESSOS INCLUSIVOS

Incluir é um dos principais objetivos da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, uma vez que nossa tecnologia respeita e valoriza os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Por meio do amplo acesso a fontes de leitura, com o uso dos variados recursos pedagógicos, buscamos fornecer ferramentas para que os  estudantes desenvolvam habilidades de compreensão em um ambiente plural e inclusivo.

Para que esse objetivo seja alcançado, nossa Plataforma conta com variadas funcionalidades. Um dos seus grandes diferenciais consiste nos livros com áudio de leitura. A ampla variedade de textos e ilustrações mobiliza a atenção e o interesse das crianças, atendendo as suas mais variadas expectativas.

A INCLUSÃO EM TODA A SUA DIMENSÃO

A Plataforma de Leitura Elefante Letrado vem sendo utilizada pelo estudante  Mateus Militz Farias. Mateus tem 10 anos e está no 4.º ano da Escola Florismundo Eggres da Silva, localizada na cidade de Mata, no interior do Rio Grande do Sul.

Em conversa com a sua mãe, Talita Militz, soubemos um pouco mais sobre o seu desenvolvimento e sobre sua conquista do gosto pela leitura. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 3 anos de idade, Mateus desde bem pequeno realiza diversas terapias.  Sua mãe sempre se preocupou com os processos de alfabetização e letramento, questionando especialistas se o autismo lhe daria a possibilidade de aprender a ler e a escrever.

Mateus e Sr. Elefante, mascote da Plataforma de Leitura Elefante Letrado.

Em 2019, Mateus ingressou no 1.º ano do Ensino Fundamental e aprendeu a identificar as letras do alfabeto e os numerais. Como comenta a sua mãe, “no momento em que ele entendeu que o B + A formava a sílaba “BA”, ele passou a compreender todo o restante das sílabas”. Essa conquista, que poderia ser corriqueira para muitas, foi “música” para os ouvidos dela, em suas palavras.

Porém, no ano seguinte, quando já frequentava o 2.º ano escolar, veio a pandemia. Com ela, os inúmeros transtornos conhecidos do espectro autista concorreram para que se percebessem atrasos no desenvolvimento do menino. Foi nesse momento que a sua família resolveu compartilhar com a escola as preocupações em relação aos aspectos relacionados à leitura e à escrita, já que Mateus havia passado muito tempo em casa, sem a convivência com o ambiente escolar.

Por indicação de uma professora, Mateus acabou conhecendo a Plataforma de Leitura Elefante Letrado, tecnologia que viria impulsionar o seu processo de aprendizagem de maneira lúdica, divertida e, principalmente, inclusiva.

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO

A figura do educador, especialmente no imaginário infantil, é de incomparável relevância, principalmente por despertar nos estudantes o prazer pela busca do conhecimento. Além disso, quando o assunto é a inclusão, o profissional da educação adquire ainda mais importância. Foi o que se constatou no processo de aprendizagem de Mateus, que teve  como grande incentivadora a professora Fabiane Zorzi. Para Fabiane, a Plataforma Elefante Letrado foi o instrumento de que a escola precisava para promover o desenvolvimento da leitura. O ambiente digital possibilitou que os alunos lessem e adquirissem novas habilidades de leitura, mesmo estando em casa, com aulas on-line.

Para a professora Fabiane, ter a plataforma como aliada no ensino da leitura e da escrita trouxe a consolidação da aprendizagem das crianças. “A ferramenta estimula a imaginação, a criatividade, a curiosidade, além de propiciar o aumento do vocabulário e o desenvolvimento da oralidade ao recontar as histórias lidas”, comenta ela. Com o incentivo da escola e da família, Mateus passou a ler diariamente, com entusiasmo e alegria, por acumular pontos – recurso de gamificação presente na plataforma. Foi então que começou a surpreender a todos com sua significativa melhora na fluência leitora e na escrita, provando que um aluno autista pode se desenvolver de forma saudável e alcançar os objetivos escolares que se propuser conquistar.

Talita e Mateus recebendo o certificado de leitura do Sr. Elefante.

O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO

Mateus, ao descobrir a plataforma e todos os recursos que ela oferece, tornou seu processo de leitura mais divertido. Consequentemente, os resultados na compreensão leitora apresentaram significativa melhora, implicando também a qualificação de sua expressão escrita.

A presença constante dos pais, auxiliando de maneira carinhosa e efetiva, fez também toda a diferença para o progresso de Mateus. Talita sempre ensinou para o seu filho que “…quem lê bem, escreve bem”, incentivando-o a investir nos livros. Por sua vez, Mateus se interessava cada vez mais pelos jogos pedagógicos ao final de cada leitura, sabendo que, para conseguir responder às perguntas e participar dos demais jogos, era necessário ter prestado muita atenção nas histórias lidas.

Assim, de uma maneira lúdica e instigante, ele estava aprendendo mais e mais, sempre com leveza e respeito as suas peculiaridades. Segundo relata a sua mãe, o desempenho de Mateus como um todo melhorou muito. “O avanço de 2021 até hoje na leitura e na escrita é visível e muito significativo. Com certeza a plataforma contribuiu muito para que esse avanço acontecesse”, menciona ela.

Talita finaliza seu relato compartilhando uma mensagem que sintetiza muito o que nossa Plataforma tem por aspiração:  “Hoje o Mateus está no 4.º ano e segue progredindo cada vez mais com a ajuda da plataforma, mostrando para todos que, mesmo possuindo um transtorno, ele não é, de forma alguma, incapaz”.

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!