Junho é mês de festa! Aprenda mais sobre São João e festas juninas
Olá, amiguinhos!
Junho é mês de comemorar o dia de São João e as festas juninas, comemorações tradicionais no calendário e no coração dos brasileiros. Tem muitas brincadeiras, comidas deliciosas e fantasias legais!
Mas você conhece a origem da festa junina? Sabe por que comemos todas aquelas delícias típicas? No post de hoje, conto para vocês um pouco mais sobre essas e outras curiosidades!
Vamos aprender um pouco mais sobre essa festa típica do nosso país?
A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS
As festas juninas são comemorações da igreja católica em homenagem a três santos: Santo Antônio, no dia 13 de junho; São João, no dia 24 de junho e São Pedro, no dia 29 de junho. Por serem comemorações que acontecem no mês de junho, receberam o nome de “juninas”. Conforme a tradição religiosa e popular, no dia 24 de junho, foi feita uma fogueira para anunciar o nascimento de João Batista, primo de Jesus, que nasceria seis meses depois. Por isso, até hoje a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão estão presentes nas festas que também celebram os bons frutos e as boas colheitas.
OUTRAS CURIOSIDADES
Dança!
Existem diversas danças típicas na festa junina, mas a mais conhecida é a quadrilha, onde os casais se cumprimentam e trocam de pares. Ela teve como referência as danças nobres da França, que se caracterizavam por serem “marcadas”. Nas festas juninas, um “marcador” comanda o ritmo e faz diversas interferências e alertas como “olha a chuva, “olha a cobra”, que animam e alegram ainda mais os participantes.
O nome “quadrilha” vem do francês “quadrille”, que significa batalhão, agrupamento. Usamos esse nome por serem danças de grupo. Algumas danças típicas brasileiras também fazem parte dessa festa, como o forró e o bumba-meu-boi, que enriquecem ainda mais as comemorações em diversas regiões do país.
Música!
A música das festas juninas é sempre muito animada, sendo composta por diversos instrumentos, como tambores, berimbau, triângulos, sanfona…
Comidas Típicas!
Todo mundo espera ansioso pela hora das comidas típicas das festas juninas. Muitos salgados, doces e bolos dessa comemoração são feitos de milho, e isso acontece por que junho é o mês de colheita desse alimento no Brasil! Bolo de milho, pipoca, pamonha, milho cozido… muitas delícias!
Fogueira!
A fogueira representa a chama de vida e boas novas. Como as festas são realizadas no mês mais frio em boa parte do país, cultiva-se a tradição da fogueira, para que as pessoas possam se aquecer e assar alimentos, como milho, pinhão e batata doce.
Brincadeiras!
Uma boa festa junina sempre tem muitas brincadeiras, como o pau de sebo, casamento na roça, pescaria e corrida do ovo. Tudo isso para animar ainda mais as comemorações!
As festas juninas pelo Brasil…
Apesar das comemorações acontecerem em todo Brasil, é no nordeste que elas têm maior expressão, pois durante a festas juninas as pessoas agradecem pelas chuvas, que são raras nessa região, caracterizada pela seca. No sudeste, as “quermesses” são bastante comuns e apresentam barraquinhas de comidas e jogos para divertir o público!
Como é bom aprender sobre a nossa cultura! Na biblioteca do Elefante Letrado, temos um livro super legal, escrito pela autora Magali Matsuda, que mostra como essa festa divertida acontece!
Livro “O que se pode encontrar numa “Festa junina”?” – Nível C – Ideal para crianças de 5 a 6 anos
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Sem Comentários