Cantiga: novo gênero textual para as crianças no Elefante Letrado

Um, dois, três livros novos… quatro, cinco, seis livros novos… sete, oito, nove livros novos! Sim, nove. E todos os nove de um novo gênero textual que foi adicionado à Plataforma Elefante Letrado: a cantiga. 

Provenientes da nossa tradição oral, as cantigas, ou cantigas de roda, ou ainda brincadeiras-cantadas, são um rico material do nosso folclore para ser explorado com as crianças pequenas. Guto Lins ilustra oito desses novos livros e Jean Pierre Corseuil ilustra um deles; todos para os leitores do Nível 1 (letras A, B e C).

Com o recurso da escuta, as crianças podem conhecer a melodia daquelas que eventualmente não conhecem e passarem a cantá-las em casa com seus familiares e, na volta à escola, na sala de aula ou no pátio, com os colegas, já que muitas cantigas convidam a brincadeiras corporais, tais como: a repetição de movimentos de partes do corpo, gestos engraçados, caretas, palmas e batidas de pés no chão.

Por apresentarem letras muito simples, de fácil memorização, devido à presença de repetições e de rimas, as crianças – enquanto brincam com os versos – podem refletir sobre a linguagem, sendo, por isso mesmo, especialmente relevantes para as crianças em fase de alfabetização, uma vez que os textos memorizados possibilitam muitas brincadeiras com as sílabas e com as rimas, partes menores das palavras. 

Como conclui Artur Gomes de Morais sobre o uso de textos que fazem parte do repertório de brincadeiras das crianças nessa fase: “brincar, cantar e dançar convivem perfeitamente com refletir sobre palavras em suas formas orais e gráficas”.

 

Livro Título Nível
cantiga  

 

A barata diz que tem

 

 

C

 

 

A jiboia

 

 

C

cantiga  

 

Balaio

 

 

B

cantiga  

 

Boneco de mola

 

 

C

cantiga  

 

Caranguejo e Peixe Vivo

 

 

B

 
cantiga  

 

Dois sapos!

 

 

A

cantiga  

 

Indiozinhos

 

 

A

cantiga  

 

Fui ao mercado

 

 

C

cantiga  

 

Se esta rua…

 

 

B

Referência:
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!