Junho é mês de festa! Aprenda mais sobre São João e festas juninas

Junho é mês de festa! Aprenda mais sobre São João e festas juninas

Olá, amiguinhos!

Junho é mês de comemorar o dia de São João e as festas juninas, comemorações tradicionais no calendário e no coração dos brasileiros. Tem muitas brincadeiras, comidas deliciosas e fantasias legais!

Mas você conhece a origem da festa junina? Sabe por que comemos todas aquelas delícias típicas? No post de hoje, conto para vocês um pouco mais sobre essas e outras curiosidades!

Vamos aprender um pouco mais sobre essa festa típica do nosso país?

 

A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS

As festas juninas são comemorações da igreja católica em homenagem a três santos: Santo Antônio, no dia 13 de junho; São João, no dia 24 de junho e São Pedro, no dia 29 de junho. Por serem comemorações que acontecem no mês de junho, receberam o nome de “juninas”. Conforme a tradição religiosa e  popular, no dia 24 de junho, foi feita uma fogueira para anunciar o nascimento de João Batista, primo de Jesus, que nasceria seis meses depois. Por isso, até hoje a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão estão presentes nas festas que também celebram os bons frutos e as boas colheitas.

 

OUTRAS CURIOSIDADES

Dança!

Existem diversas danças típicas na festa junina, mas a mais conhecida é a quadrilha, onde os casais se cumprimentam  e trocam de pares. Ela teve como referência as danças nobres da França, que se  caracterizavam por serem “marcadas”. Nas festas juninas, um “marcador” comanda o ritmo  e faz diversas interferências e  alertas como  “olha a chuva, “olha a cobra”, que animam e alegram ainda mais  os participantes.

O nome  “quadrilha”  vem do francês “quadrille”, que significa batalhão, agrupamento. Usamos esse nome por serem danças de  grupo. Algumas danças típicas brasileiras também fazem parte dessa festa, como o forró e o bumba-meu-boi, que enriquecem ainda mais as comemorações em diversas regiões do país.

 

Música!

A música das festas juninas é sempre muito animada, sendo composta por diversos instrumentos, como tambores, berimbau, triângulos, sanfona…

 

Comidas Típicas!

Todo mundo espera ansioso pela hora das comidas típicas das festas juninas. Muitos salgados, doces e bolos dessa comemoração são feitos de milho, e isso acontece por que junho é o mês de colheita desse alimento no Brasil! Bolo de milho, pipoca, pamonha, milho cozido… muitas delícias!

 

Fogueira!

A fogueira representa a chama de vida e boas novas. Como as festas são realizadas no mês mais frio em boa parte do país, cultiva-se a tradição da fogueira, para que as pessoas possam se aquecer e assar alimentos, como milho, pinhão e batata doce.

 

Brincadeiras!

Uma boa festa junina sempre tem muitas brincadeiras, como o pau de sebo, casamento na roça, pescaria e corrida do ovo. Tudo isso para animar ainda mais as comemorações!

 

As festas juninas pelo Brasil…

Apesar das comemorações acontecerem em todo Brasil, é no nordeste que elas têm maior expressão, pois durante a festas juninas as pessoas agradecem pelas chuvas, que são raras nessa região, caracterizada pela seca. No sudeste, as “quermesses” são bastante comuns e apresentam barraquinhas de comidas e jogos para divertir o público!

 

Como é bom  aprender sobre a nossa cultura! Na biblioteca do Elefante Letrado, temos um livro super legal, escrito pela autora Magali Matsuda, que mostra como essa festa divertida acontece!

Festa junina-capa

Livro “O que se pode encontrar numa “Festa junina”?” – Nível C – Ideal para crianças de 5 a 6 anos

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!