Férias escolares: tempo de brincar e aprender
“Meu filho entrou em férias! E agora? O que fazer?”
Para os pais que têm essa dúvida, o post de hoje traz muitas dicas interessantes de atividades e brincadeiras para aproveitar melhor o tempo de férias escolares com a criançada. O importante é animar e manter os pequenos ocupados enquanto não voltam para a escola, mas sem deixar de aprender.
Qual a importância das brincadeiras para as crianças?
As brincadeiras têm um papel muito importante para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Através delas, os pequenos fazem descobertas e entendem, por exemplo, como se relacionar com amigos e conviver em grupos. Brincar é indispensável para a formação do caráter e da personalidade dos pequenos.
Veja as nossas 12 dicas de atividades e brincadeiras para curtir as férias em família
1) Telefone sem fio: Um jogador fala, em segredo, no ouvido de outro uma frase ou palavra, que é repassada ao colega que está ao seu lado. O último jogador precisa dizer a frase ou a palavra que ouviu em voz alta para todos. A distorção da mensagem torna a brincadeira muito divertida.
2) Amarelinha: Para essa brincadeira, é necessário um giz para desenhar o caminho “até o céu” (caixas com números de 1 a 10) e uma pedrinha. Basta jogar a pedrinha em uma das caixas e ter energia para pular com um pé só. Quem pisar no risco ou usar os dois pés, tem que reiniciar o caminho.
3) Pega-pega: Um jogador tenta pegar os demais. Quem for alcançado é quem deverá correr novamente atrás dos outros! É muito divertido!
4) Esconde-esconde: Um jogador fica com os olhos fechados em um local específico, contanto até 10. Durante esse tempo, os outros jogadores precisam se esconder. Após terminar a contagem, o jogador precisa sair à procura das crianças escondidas. Ao achar o outro colega, ambos deverão correr para o local da contagem. Quem chegar no local da contagem sem ser encontrado, está a salvo!
5) Elefante colorido: Um jogador fala “elefante colorido!”. Os outros participantes da brincadeira perguntam “De que cor?”. A criança fala a cor que deseja, e todos correm para tocar em algo daquele tom antes que o “elefante” consiga pegá-los.
6) Pula corda: Dois participantes batem a corda enquanto outros pulam. Quem errar tem de girar a corda. Músicas cantadas e diferentes velocidades animam ainda mais a brincadeira!
7) Dança das cadeiras: As crianças devem andar em torno de um círculo com cadeiras em quantidade inferior ao número de pessoas. Coloca-se uma música animada, e, quando ela parar de tocar, todos precisam encontrar sua cadeira. Quem ficar sem cadeira, perde a vez.
Dica do Sr. Elefante: durante as férias escolares, incentive as crianças a fazerem atividades e brincadeiras que envolvam cultura e aprendizado
8) Hora da Leitura: Cada criança escolhe um conto que será lido para os outros amigos. Também é divertido mostrar as figuras de um livro e pedir para que os pequenos contem a história.
9) Teatrinho: Que tal incentivar o seu filho a interpretar uma história do Elefante Letrado? A criançada adora viajar nas histórias, interpretar contos de fadas e fantasias! Estimule a criatividade!
10) Piadas e Adivinhações: Ponha todo mundo para rir numa competição de piadas ou se divertir fazendo jogos de adivinhações!
11) Trava línguas: Tente pronunciar frases com palavras que tenham sons parecidos. Por exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma, a rainha, com raiva, resolveu remendar. O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.”
Veja os livros infantis “O que é o que?”, nível D – para crianças de 6 a 7 anos, e “Trava-Línguas I”, nível I – para crianças de 7 a 8 anos, na biblioteca digital do Sr. Elefante
12) Artes: Estimule a criatividade e a habilidade motora do seu filho! Incentive-o a pintar, recortar e a criar coisas novas! Use o que tiver em casa, lápis coloridos, massa de modelar, revistas, giz de cera, tinta guache… Desperte o pequeno artista que existe dentro dele!
Planeje as atividades das férias escolares com seu pequeno e viva momentos inesquecíveis!
Um grande abraço, Sr. Elefante!
Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.
Sem Comentários