Como melhorar o desempenho do seu filho na escola

Como melhorar o desempenho do seu filho na escola

A responsabilidade pelo aprendizado da criança não é só da escola. O envolvimento dos pais nesse processo pode ser fundamental para incentivar o filho a expor suas dificuldades e receber a ajuda necessária para melhorar o seu rendimento escolar. No entanto, isso só será possível se o adulto responsável acompanhar as atividades escolares da criança de perto e com uma frequência diária. Veja nesse post como você pode ajudar no desenvolvimento do aprendizado do seu filho com algumas técnicas simples e práticas!

Dicas para ajudar o seu filho a ter um melhor desempenho na escola

Bons resultados exigem comprometimento e esforço, e os pais devem demonstrar exemplos de como isso acontece na prática e como pode afetá-la por toda a sua vida. A criança precisa entender que, se não realizar os deveres de casa, não conseguirá aprender os conteúdos importantes para se tornar um adulto pleno e responsável.

1. Estabeleça uma comunicação ativa com o seu filho

O primeiro passo para melhorar o desempenho do filho na escola é abrir um bom canal de comunicação entre pais e filhos, de forma que ele se sinta seguro e confiante de solicitar ajuda quando precisar. Estabelecer uma relacionamento próximo com os professores e a escola também deve ir além de uma simples reunião de pais, já que os pais precisam estar dispostos a se engajar nas questões importantes para a comunidade escolar.

Para isso, demonstre interesse pelas atividades diárias das crianças. Conheça os professores e colegas pelo nome, saiba em quais disciplinas seu filho tem mas dificuldades e acompanhe que conteúdos estão sendo vistos em sala de aula. Durante a hora da lição de casa, procure ficar próximo da mesa de estudos, enquanto realiza alguma outra atividade. Assim será possível dar espaço e privacidade para a criança, enquanto se coloca à disposição. Pergunte, sempre que puder, quais são os projetos nos quais ela está envolvida e se voluntarie para ajudar no que for preciso.

2. Ajude a criança a montar um cantinho ideal para focar nos estudos

Muitas vezes, a falta de foco nos estudos pode estar relacionada ao local que seu filho estuda. Um local ideal para estudar precisa ser silencioso, limpo, organizado, com boa iluminação (de preferência natural), arejado e distante de aparelhos eletrônicos que não contribuem para as atividades escolares. Assim, você garantirá que ele não tenha distrações e melhore a sua concentração.

A rotina de estudos também é importante e, para garantir que o seu filho estude todo dia um pouco, explique para ele que é melhor do que ter que aprender tudo na última hora. Os pais podem ajudar a criança a adotar a melhor metodologia de estudos descobrindo em que parte do dia está mais ativa e disposta para isso e quais instrumentos prefere utilizar para pesquisas, como livros ou internet (sempre com o acompanhamento de um adulto responsável).

É importante respeitar o que a criança gosta de ler e também o ritmo de leitura e aprendizado de cada uma. Cada criança apresenta um ritmo pessoal e, com a ajuda dos pais, o filho pode obter um desempenho bem acima do esperado.

Dispositivos----Elefante-Letrado

Mais de 1.000 livros digitais em português e inglês para as crianças!

Assine-Agora-Elefante-Letrado

3. Elogie cada pequeno progresso no aprendizado da criança

Os estudos jamais devem ser negociados com a criança e, se oferecer recompensas por estudar, o seu filho irá associar o desempenho na escola como um favor que estará fazendo para os pais. Ao invés disso, demonstre a criança o que pode acontecer com ela se não estudar. Aproveite a ocasião para apontar exemplos de pessoas que obtiveram sucesso na vida através dos estudos.

Também não brigue com o filho quando ele não conseguir atingir um desempenho satisfatório. Ele já ficará triste por isso e, com esse tipo de atitude, demonstrará desapontamento desmotivando-o a se reerguer por falta de confiança em si mesmo. Ao contrário, ofereça apoio. Ajude-o a descobrir o que deu errado e ofereça soluções para melhorar.

Elogiar cada pequeno progresso no desempenho do filho na escola é uma das estratégias mais eficientes para motivar a criança e deixá-la ainda mais interessada nos estudos. Sempre que fizer isso, ela irá se sentir mais confiante, encontrará nos estudos uma forma de agradar os pais e ainda poderá enxergar benefícios que terá para a vida toda.

4. Utilize uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do aprendizado da criança!

Existem algumas ferramentas em forma de softwares ou aplicativos que ajudam no desenvolvimento do aprendizado da criança. Contar com elas vai garantir que o seu filho tenha um maior interesse em estudar devido à interatividade proporcionada e os recursos oferecidos que tornam o ato de estudar uma atividade divertida e empolgante.

E você, tem alguma ideia a acrescentar para melhorar o desempenho do seu filho na escola? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência e opinião conosco!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!