É possível fazer com que a leitura seja uma prática do dia a dia?

É possível fazer com que a leitura seja uma prática do dia a dia?

Desenvolver o hábito da leitura é necessário não apenas para que as crianças aprendam a decifrar os códigos linguísticos, mas também para que se tornem adultos questionadores e críticos. O estímulo ao contato diário com livros deve ser feito desde a primeira infância e reforçado ao longo de toda a vida. Porém, a ideia da obrigatoriedade deixa a atividade tediosa, o que faz com que ocorra rapidamente a perda de interesse pelas histórias. Mas será que há um jeito de tornar a atividade prazerosa a ponto de se tornar uma prática diária? Saiba como:

A Importância da motivação para a leitura diária

Mesmo folhear rapidamente uma revista em quadrinhos, um livro ou um jornal exige de quem executa o ato certa motivação. Seja em busca de conhecimentos, por pura curiosidade ou simplesmente como entretenimento enquanto o tempo passa, ninguém pega um exemplar textual sem algum interesse real. E o que está por trás desta ação precisa ser investigado para que o estímulo que fez com que o ato fosse realizado possa ser replicado novamente.

Perceba, por exemplo, o caso das crianças. O incentivo à leitura, se feito apenas verbalmente, surtirá poucos efeitos. Agora, se elas virem seus pais e responsáveis com um livro nas mãos, e se estes as acompanharem nas tarefas iniciais de leitura, motivando-as a superar suas deficiências e desafiando-as a aprimorar seus conhecimentos com livros um pouco mais avançados, com certeza elas se sentirão instigadas a tomar em mãos algum exemplar.

Outra forma de motivar as crianças é por meio da contação de histórias. Sejam inventadas ou reais, fábulas, contos, crônicas e poesias permitem o estímulo à ludicidade e à fantasia. Visitas a bibliotecas e livrarias também são importantes para o incentivo à leitura.

Apoio das tecnologias ao incentivo à leitura

Uma das grandes dificuldades enfrentadas diariamente por pais e responsáveis é a de tirar as crianças da frente dos computadores e tablets. Como esta geração já nasceu com acesso fácil aos equipamentos eletrônicos, grande parte de seus momentos de diversão se restringem a esse uso. A questão é que, com tanto tempo despendido em frente às telinhas, poucas são as horas disponíveis para exercer o hábito da leitura – e esta afirmativa é válida também para os adultos, não apenas para as crianças!

Mas então, o que fazer para que os pequenos se envolvam com os livros? É preciso deixar as tecnologias de lado para que eles possam desenvolver a prática diária da leitura? E se fosse possível utilizar estas ferramentas inovadoras para incentivá-la? Será que os pequenos ficariam mais interessados?

A motivação mencionada acima, que é tão importante para a rotina literária, pode ser desenvolvida a partir de mecanismos que já são do conhecimento e do gosto das crianças. Plataformas educativas online cumprem com êxito esta função, pois elas fazem com que o momento da leitura seja divertido e atrativo. E o que é melhor, possibilita que o exercício seja feito em qualquer local onde a criança esteja, sem que para isso os pais tenham que carregar vários exemplares! Não é demais?!

O desenvolvimento do hábito de ler pode começar com 15 minutos diários. Não é necessário que a criança fique um longo período, inicialmente, realizando a atividade. Com a regularidade da leitura e o direcionamento de temáticas que são do interesse pessoal de cada um dos pequenos, você perceberá rapidamente que eles, por vontade própria, irão desejar passar mais tempo na companhia dos livros.

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