Iniciativa que Muda o Mundo – Scheila Vontobel: Negócio Feminino

Iniciativa que Muda o Mundo – Scheila Vontobel: Negócio Feminino

Em entrevista ao portal Negócio Feminino, a sócia fundadora do Elefante Letrado, Scheila Vontobel, conta sobre seus desafios, sonhos e expectativas em relação ao projeto.

Espírito empreendedor + visão pedagógica + carinho de mãe. Nessa matemática surgia o Elefante Letrado. Idealizado pela Scheila Vontobel. Mãe de três filhas, ela conta um pouco sobre o surgimento dessa grande iniciativa que já contribui para o desenvolvimento de várias crianças.

Negócio Feminino – Como surgiu a ideia do projeto Elefante Letrado?

Scheila Vontobel – O Elefante Letrado surgiu a partir de uma experiência que minhas filhas estavam vivenciando na escola. Notei a evolução da leitura delas, enquanto usavam uma ferramenta pedagógica. Foi impressionante o salto que elas deram na leitura em inglês lendo 15 minutos por dia e respondendo a perguntas. Sendo assim, fui procurar uma ferramenta similar em Português, e não encontrei nenhuma!

Foi então que decidi aprender mais sobre esse mundo e investir em uma ferramenta que pudesse contribuir, incentivar e qualificar a compreensão leitora das crianças em língua portuguesa.

E por que Elefante? Eu queria um animal que se comunicasse com as crianças. Então, o Elefante, com sua memória privilegiada (memória de “elefante”, como costumamos dizer). E Letrado? Foi a contribuição do meu marido, o empresário Ricardo Vontobel, que um dia gritou “Elefante Letrado”.

 

NF – O que te motivou a desenvolver esse tipo de ação?

SV – Sou mãe de três filhos e estou sempre atenta à formação deles. A ideia de desenvolver um projeto em que eu pudesse ajudar meus filhos, bem como milhares de crianças, foi sem dúvidas o que me motivou.

 

NF – O que ainda te motiva a tocar adiante?

SV – Acreditar no poder da leitura. Ao acompanhar o projeto e perceber que estamos fazendo a diferença na vida de tantas crianças, transformando-as em pequenas leitoras, com certeza, é o que mais me motiva a seguir em frente com o projeto.

 

NF – Quais as maiores dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta?

SV – Como a ideia do projeto em si é inovadora, principalmente no Brasil, percebemos ao longo do processo que alguns professores ainda têm dificuldade e/ou medo de encarar as novas tecnologias como uma ferramenta de auxílio em sala de aula. A facilidade e as oportunidades que o meio digital pode proporcionar para as crianças são incríveis e não temos dúvidas dos resultados positivos que geram.

Além disso, trabalhar com a área da educação exige muita responsabilidade e cuidado por parte da empresa. Por isso, priorizamos o processo de curadoria, realizado por uma equipe de profissionais da educação qualificados para este trabalho.

 

NF – Esse tipo de ação sempre fez parte do teu DNA?

SV – Sempre que posso, contribuo de alguma forma em diferentes projetos. O Elefante Letrado não é uma ONG ou um trabalho voluntário, mas apesar disso, já doamos o acesso à plataforma para mais de 70 escolas públicas.

 

NF – Ajudar tantas crianças deve te trazer uma grande satisfação. É possível descrever esse sentimento?

SV – É algo realmente incrível. Fui recentemente em escolas municipais de Canoas, as quais receberam a doação do Elefante Letrado, e fui recebida juntamente com nosso mascote, Sr. Elefante, com muitos abraços e sorrisos das crianças. Sou muito grata por poder contribuir de alguma maneira na vida delas. Além disso, no chat que temos dentro da plataforma, as crianças frequentemente mandam mensagens de amor e carinho aos nossos livros.

 

NF – Quais os projetos para o Elefante Letrado para 2016?

SV – Estamos com muitos projetos para este ano! Em 2015 realizamos grandes parcerias como a Editora Moderna e a Editora americana Highlights, as quais só contribuíram para somar forças com o Elefante Letrado. Em 2016 nosso projeto é aumentar ainda mais o acervo de livros, bem como incluir mais jogos na biblioteca.

 

NF – Metas de quantas crianças e escolas para serem atingidas em 2016?

SV – Em 2016 nossa meta é fazer com que pelo menos 50.000 crianças tenham acesso à nossa plataforma.

 

Rapidinha:

Quem é Scheila? Decidida, determinada e sempre muito alegre. Justa e generosa. Voluntária sempre. Protetora da família e apaixonada pelos filhos e marido.

Uma referência? Meu marido, Ricardo Vontobel

Uma frase? “A educação é a arma mais poderosa do mundo.” – Nelson Mandela

Um filme? Intocáveis

Um livro? O Segredo

Imagens por Everton Silveira

Confira a matéria completa: http://www.negociofeminino.com.br/entrevistas/iniciativa-muda-mundo.html

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Comentários (2)

  1. Marcia Duarte
    fevereiro 17, 2016 at 1:41 am Responder

    Parabéns! Educação é o caminho!

    • Elefante Letrado
      março 15, 2016 at 6:25 pm Responder

      Obrigado pelo carinho, Marcia!

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!