Descubra como a leitura pode fazer você escrever melhor

Descubra como a leitura pode fazer você escrever melhor

Para o alemão Thomas Mann, vencedor do prêmio Nobel de literatura de 1929, “o escritor é um homem que, mais do que qualquer outro, tem dificuldade para escrever”. Esta frase resume a dura realidade daqueles que sofrem diante de uma página em branco. Afinal, as palavras exigem suor e dedicação, até mesmo dos artistas mais brilhantes. Mas o que fazer para driblar essa dificuldade e escrever melhor?

Certamente você já deve ter ouvido falar que para escrever bem é preciso ler muito. Ao escolher um livro do seu interesse e se dedicar a ler todos os dias, nem que sejam poucas páginas diárias, seu cérebro ganhará um repertório gramatical e vocabular muito maior, o que ajuda a escrever melhor sobre qualquer assunto. Ficou curioso? Saiba mais no post de hoje:

O combustível inesgotável para a imaginação

Desde a publicação do primeiro livro impresso pela invenção de Gutenberg e o desenvolvimento da imprensa, o hábito de leitura se disseminou, tornando-se bastante apreciado e praticado por toda a população.

A presença dos livros e a alfabetização universal foram a chave com a qual abrimos as portas da história, alargamos as fronteiras e construímos novos mundos. E mesmo nos dias de hoje, invadidos pela tecnologia, a leitura ainda ocupa um lugar de destaque na sociedade, apenas migrando para outros suportes, como os tablets e os readers de e-books.

O ato de ler leva a escrever

Para escrever, uma pessoa depende do conhecimento linguístico e de seu repertório cultural pessoal. Se ela lê mais, seu cérebro também assimila como são feitas boas construções textuais e ficará mais fácil na hora de escrever o seu próprio conteúdo. A leitura também é uma das melhores estratégias para uma pessoa melhorar a sua habilidade comunicativa, pois apresenta uma série de palavras, e combinações de palavras, até então inéditas para om leitor.

Além disso, ao lermos bons livros, entramos em contato com a norma culta da língua, praticamos a gramática e enriquecemos nosso vocabulário. Devemos lembrar que tanto “best-sellers” e livros clássicos, quanto revistas e jornais, geram os mesmos benefícios da leitura. O mais importante é que ela se torne um hábito e que haja diversificação dos tipos de textos consumidos.

Desfrutando do hábito da leitura

Para adquirir o hábito de ler, você deve avançar gradualmente. Ao invés de escolher um livro clássico composto por centenas de páginas e com linguagem rebuscada, comece lendo aquilo que mais o agrada: como revistas especializadas, biografias, os cadernos de cinema e turismo dos jornais, etc. Também é importante dedicar parte importante do seu tempo para a leitura, como na sala de espera de um consultório, antes de dormir ou naqueles minutos que lhe restam do horário do almoço.

E ao final de cada leitura, reflita sobre o assunto abordado e expresse seu ponto de vista escrevendo sobre ele. Essa é uma forma de colocar em prática o que você leu e de exercitar sua escrita, argumentação e vocabulário. A leitura é um hábito que, para ser criado, precisa de dedicação e perseverança.

E você, já está utilizando a leitura como uma estratégia para escrever melhor? Conte para a gente nos comentários!

Conheça a ferramenta tecnológica que vai diferenciar a sua escola através deste link.

Sem Comentários

Deixe um Comentário!

O seu e-mail não vai ser publicado!